segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dicas de MineCraft #1

Olá, pessoal, eu sou o Édipo e o Emanuel (dono do blog) é o meu primo! A partir de agora, eu vou começar a postar dicas, jogos, detonados e tudo mais! Vamos começar com MineCraft!

Minha Análise:
Antes de começar, vou dizer a minha opinião sobre o jogo. Imagine-se vivendo num mundo completamente quadrado - tudo é quadrado, do chão às nuvens, das pessoas aos animais - e que você pode quebrar tudo e remontar o que quebrou - ou, mais comum, criar coisas usando os pedaços do antigo.
Ótimo! E, depois, você descobre ter a capacidade de fabricar o que quiser - de picaretas a machados, de casas a subterrâneos, de fogo a eletricidade - com os pedaços dos cubos que quebrou.
Poucos jogos oferecem propostas tãos excitantes! Imagine-se, estar num mundo gerado aleatoriamente e ter (quase) total controle sobre ele! Para explorar e sobreviver! E, depois, conectar-se e jogar com um amigo pela internet!! Entusiasmante, não?!
E, para aumentar a qualidade, você encontra... Monstros noturnos que tentam te matar! ... O que fazer?? Matar eles é a resposta! Envolvendo ação, criatividade e diversão, MineCraft é um jogo viciante que eu recomendo!

Ao Nascer:
Logo que você chegar ao mundo, antes de se mover ou fazer qualquer coisa, faça um buraco no chão exatamente abaixo de você. Eu sou da época que não tinha cama para remarcar o ponto de respawn (ponto onde você renasce ao morrer), então eu faço isso. Virou hábito. Então, saia cortar lenha ou procurar outro material para fazer sua primeira moradia. ATENÇÃO: Não vá muito longe ou poderá perder o ponto de respawn! Em caso de emergência - nenhuma árvore por perto, por exemplo - você pode fazer como eu, construindo uma casa de barro sobre o buraco no chão. Com a estrutura básica de sua casa pronta (lembre de fazer telhado e um buraco para a porta!!!), você está pronto para jogar!

Minas, GoGoGo!!:
Com a moradia pronta, você deve sair para pegar madeira. "Crafte" a "madeira bruta", como eu chamo, e faça quatro blocos de madeira refinada. Coloque-os formando um quadrado de
2 x 2 para fazer a sua "mesa de construção". Plante-a num canto qualquer de sua casa e saia em busca de mais madeira. Após coletar dois blocos ou mais de madeira bruta, crafte ela e coloque dois blocos de madeira refinada, um sobre o outro, pra craftar palitos. Com dois deles e mais três blocos de madeira refinada sobre a mesa de construção, você pode fazer uma picareta assim:
Com ela, você poderá cavar pedras para fazer minas - o foco principal do jogo - e conseguir minerais como metais e diamantes. Mais tarde, quando tiver 3 pedras e a sua picareta de madeira quebrar, você pode fazer uma picareta melhor, trocando a madeira refinada por pedras "de castelo", como eu chamo. Quando tiver um bom número de pedras, saia em busca de mais madeira - mas dessa vez, com um machado. Para fazer um machado, você monta como se fosse uma picareta, mas tira o bloco do canto superior direito e coloca na lateral central esquerda.
Com o que é possível fazer ferramentas (picaretas, machados, enxadas, espadas...): Madeira refinada, pedras de castelo, ferro moldado (em forma de tijolo), ouro moldado e diamante.
OBS: Para minerar certos blocos, é preciso picaretas de nível mais avançado, tipo metal ou diamante.
OBS²: Procure, no começo, bastante carvão (pedras com manchas pretas contém o material precioso) para fazer tochas - um palito com um carvão encima. Acredite - é mais importante do que você pensa.

Baú, Forno e Baú Longo:
Certo, você já deve ter visto que o seu inventário é limitado. E quando ele encher? O que fazer? Bem, para evitar esse sofrimento, faça um baú ainda no início do jogo. Como? Coloque oito blocos de madeira refinada formando um quadrado com o centro oco. Parabéns, você obteu um baú! Coloque-o num canto de casa e use-o para guardar o que não vai usar no momento.
Depois, junte fazendo a mesma formação, oito pedras de castelo para fazer um forno. Com o forno, você pode assar coisas - de carne a minerais - para melhorá-los. Preste atenção. No espaço de baixo do fogo, você coloca um combustível - carvão, madeira ou lava (!) - e no espaço de cima, o que você quer assar. Uma das primeiras coisas que dá pra assar é madeira bruta pra fazer carvão. Ou assar pedras de castelo para formar as pedras lisas, como eu chamo. O forno será útil também para assar carne de porco (ou, dependendo da versão do teu MineCraft, carne de gado). Outra utilidade - a mais importante, talvez - é para moldar ferro e ouro.
OK, já está tudo feito e você está avançando no jogo. Mas o espaço, tanto do seu baú quanto do seu inventário, acabou. E agora?? Simples: faça outro baú e coloque-o perfeitamente ao lado do outro para obter um baú longo. Simples!

Plantando Árvores:
Sabe aquelas "arvorezinhas" (eu chamo de arbusto) que caem das árvores que você corta?! Coloque-as no chão - tem que ser de terra e estar bem iluminado - e espere uns três ou quatro dias do jogo até que cresçam e estejam prontas para entregar madeira.
OBS: Dependendo da sua versão de MineCraft, você vai precisar arar a terra com a enxada antes. Para fazer a enxada, faça uma picareta sem uma das pontas.

O Primeiro Inimigo:
Quando se sentir seguro, coloque no modo de inimigos - dificuldade fácil, médio ou difícil. Existem materiais que só eles podem te dar (exemplos: teia e pólvora). Mas, antes de ativá-los, faça uma espada - um palito com dois materiais encima.
Enfrente-os, mas tome cuidado!
* Aranhas consegum escalar paredes, ou seja, o teto da sua casa NÃO é o lugar mais seguro.
* Ao ver um bicho verde e sem braços - o famosíssimo Creeper - NUNCA se aproxime, a não ser que você tenha uma espada de diamante ou um arco-e-flecha. Creepers explodem ao tocarem em você.
* Os esqueletos - ou arqueiros - devem ser combatidos à distância com um arco-e-flecha. Eles támbem atiram em você!
* Zumbis e esqueletos morrem com a luz do dia, incendiando-se. Porém, outros bichos, como aranhas e Creepers, não, então, tome cuidado!
* Quando ver lobos, você pode domesticá-los com os ossos dos esqueletos. Mas nunca ataque os lobos - eles ficam furiosos e te matam!
* Há outros inimigos no jogo, como os Slimes, por exemplo, mas não vou falar deles agora.

Dicas Finais:
* Camas (três blocos de madeira refinada com três blocos de lã encima) tornam-se o seu novo ponto de respawn, sendo úteis no caso de você ter mais de uma casa.
* A água mata afogado (ah, vá?!) se você ficar muito tempo debaixo dela. Porém, em mares, você encontra argila (blocos cinza-azulado-claro) que, quando assada, vira um tijolo, e quando alguns tijolos são colocados em forma de bloco, viram blocos de tijolo.
* O máximo de blocos em um só espaço é 64, ou 16, no caso de alguns outros, como a bola de neve.
* Você pode fazer portas de madeira refinada ou ferro moldado (porém, essa segunda não abre sem um sistema elétrico ligado à ela) colocando seis blocos em forma de porta.
* Por fim, ande sempre que possível com uma espada e uma picareta de ferro à mão, pois nunca se sabe o que você vai encontrar...!

Por enquanto é só, pessoal! Esperem as próximas dicas e boa sorte! ^^

Um comentário:

  1. Prefiro fazer uma casa subterrânea, e sempre acabo achando uma mina embaixo delas!!

    ResponderExcluir