domingo, 15 de janeiro de 2012

Dicas de MineCraft #4

Eae, pessoal?! Aqui temos a parte 4 das minhas "dicas de MineCraft". Notei que ainda não falei sobre as "barras" de vida, fome e vestimenta, então esse será o meu tema de hoje. Lembrando que isso não vale para o modo de criação!

Barras de Vida e Fome:
Note aquela espécie de "barra" de corações. Temos 10 corações, cada um podendo ser cortado ao meio, o que nos dá 20 pontos de HP (HP = Vida, mas os jogadores de RPGs já sabiam disso). Dependendo do tombo ou do ataque do inimigo, você vai perder uma certa quantia de HP. Ele recupera-se automático (dependendo do modo de dificuldade, você vai precisar comer algo para recuperar-se), mas é preciso ter cuidado. Quando o seu HP acabar, você voltará ao seu ponto de respawn. Detalhe: tudo o que você tinha no seu inventário fica lá onde você "morreu". Se você chegar lá a tempo, pode recuperar tudo, mas tem que ser rápido!
Bem, a próxima barra é a de fome (preciso dizer qual é?). Ela é a barra feita de carne. Ela vai abaixando com o tempo e, quando acaba, você morre como quando o seu HP acaba. Para recuperar essa barra, você precisa de alimento (ah, vá?!). Pode ser carne, leite, bolo, sopa de cogumelo, peixe... Boa sorte!

Vestimentas e a Barra de Proteção:
Eu sempre considerei as vestimentas ou "armaduras" um luxo. Você pode fazer chapéus, coletes, calças e botas, podendo ser com couro, ferro moldado, ouro moldado ou diamante. As formações são essas, na ordem:
OBS: Estou usando na imagem ferro moldado, mas é só um exemplo, porque como eu disse, dá prá fazer com couro, ouro moldado ou diamante também.
Bem, já deu pra notar que, ao equipar vestimentas, uma nova barra aparece. Ela tem formato de colete e é como a barra de HP - 20 pontos de proteção. Essa barra funciona como uma segunda barra de vida, evitando a morte por qualquer tombo.

Barra de Resistência da Ferramenta:
Note que, logo abaixo das ferramentas, aparecerá uma barrinha verde que eu chamo de barra de resistência. Conforme você vai usando a ferramenta ou a vestimenta, essa barrinha vai baixando. Quando ela acaba, o item quebra e some. Nota importante: nas vestimentas, conforme a barra de resistência baixa, a barra de proteção baixa também!
Essa barra de resistência aparece em picaretas, espadas, vestimentas, enxadas, pás, arcos, varas de pescar, etc....

Barra de Nível:
Quando você mata animais, monstros, inimigos ou sejá lá o que for, eles vão "dropar" ("soltar", se você preferir) bolinhas verdes~amarelas piscantes. Assim que você pegá-las, aquela barra grande cinza abaixo das barras de vida e fome vai começar a ficar verde. Quando ela se completar, um numerozinho verde vai aparecer no centro dela. O nome desse número é "nível", e nós chamamos aquelas bolinhas que sobem a barra de nível de "pontos de EXP". (Novamente, jogadores de RPGs já sabem que "EXP" quer dizer "Experiência".)
Esse nível que você coleta é usado para feitiços que melhoram a sua vestimenta/espada. Mais tarde eu entro em detalhes sobre a feitiçaria MineCraft.

É isso por hoje, pessoal! ^^
Próxima aula: inimigos!! Zumbis, aranhas, Creepers, Slimes... Só não se assuste muito, hein?!?! XD

Bye!

Um comentário:

  1. gostei desse site ele e bom eu gostei muito mas hoje to enttediado valeu tchau

    ResponderExcluir