quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dicas de MineCraft #5

Agora, vamos falar sobre os inimigos do mundo comum (nada de Ender Dragon e bichos do Nether; isso fica para mais tarde).

Zumbi:
Fácil de identificar. É um Steve meio esverdeado e com detalhes nos olhos. Ele dá carne de zumbi ao morrer, e essa carne podre (blargh!) é comestível. Recupera 2 corações, mas existem muitas chances de sua barra de HP voltar a cair. Morre durante o dia, desde que esteja na luz do sol. Quebra portas no modo difícil.
Armas Recomendadas: Qualquer uma.

Creeper:
Oh, sim! Eu o considero "O Pior Inimigo do Jogo"! Ele é um bicho verde, com quatro pés, rosto inconfundível e não possui braços. Ele costuma chegar silenciosamente e, ao tocar em você, explodir. Simples assim. E, em alguns casos (raros), ele explode mesmo sem tocar em nada. Então, CUIDADO!! Ele não morre durante o início do dia e rende de 0 a 2 pólvoras ao morrer.
Armas Recomendadas: Espada de ferro ou superior ou arco-e-flecha.

Arqueiro (Esqueleto):
Esse é um inimigo um pouco complicado. Se você entrar no campo de visão dele, ele te atira flechas! Sem dúvida, um inimigo perigoso. Se você matá-lo, recebe ossos (usados para domesticar lobos ou fazer adubo - também usado como corante -, simplesmente craftando os ossos puros) e flechas prontas. Ele morre com a luz do sol.
Armas Recomendadas: Arco-e-flecha.

Aranha:
Não preciso dizer nada sobre a aparência desse bicho, a não ser que é preto.
Deve-se ter cuidado com esse inimigo. Ele não é tão poderoso, nem silencioso, nem difícil de ver, mas ele escala paredes. Uma vez, eu estava encima da minha casa, olhando os monstros ao redor tentando me pegar quando, assim que me virei, vi uma aranha. Ela me matou, já que fui pego de surpresa. Aranhas deixam (ou não) fios de teia e, às vezes, um olho de aranha para fazer poções. Não morrem ao nascer do dia.
Armas Recomendadas: Qualquer uma.
(OBS: Existem dois tipos de aranha. Uma é a "aranha das cavernas", que vive em minas abandonadas. É menor, mais rara, meio azulada, venenosa e mais agressiva)

Slime:
Uma gosma verde inconfundível. Ao ser atacada, parte-se em vários slimes menores toda vez, até ficar tão pequeno a ponto de morrer. Ele dá "slimeballs", que eu prefiro chamar de "bolas de slime" ou "gosma de slime". Ele é um inimigo extremamente raro, que só pode ser encontrado em pontos específicos (chamados "pontos de desova") e em grandes profundidades. Não é muito perigoso e não morre por causa de luz.
OBS: A partir da versão 1.4.2, você pode encontrar Slimes em pântanos.
Armas Recomendadas: Qualquer uma, desde que você esteja com uma boa vestimenta.

Skeleton Jockey ("Tanque de Guerra"):
Outro inimigo de raridade extrema. É fácil identificá-lo, pois é só um arqueiro esqueleto sobre uma aranha. A aranha comanda a direção, mas o arqueiro vira-se para lados independentes da direção da aranha (o que me levou a nomeá-lo "tanque de guerra"). Mate primeiro o esqueleto e depois a aranha. Os itens que eles soltam são os que normalmente soltariam.
(OBS: É muito fácil morrer nele; pois possui o tiro de longa distância do arqueiro + a mobilidade da aranha, então, tenha cuidado!)
Armas Recomendadas: Arco-e-flecha.

Enderman:
São homens altos e negros que aparecem às vezes carregando blocos, que é uma das capacidades deles - roubar blocos. Eles fazem sons engraçados ao serem atacados, mas não se engane: são perigosos e guardam algo muito importante - Ender Pearls. Você precisará delas para entrar no The End e vencer o Ender Dragon (detalhes ao fim das dicas).
Endermans (o plural correto seria "Endermen" mas prefiro "Endermans") se teletransportam ao serem atacados, de forma que duas dicas para matá-lo são fogo/lava e água (água não mata, mas espanta-os para longe).
Armas Recomendadas: Espada de pedra ou superior.

Silverfish (Lepisma / Traça):
São bichinhos rápidos e engraçados. São metálicos (cor) e possuem espinhos nas costas. Aparecem dentro de pedras (raro) ou no ponto de respawn que fica próximo ao portal para o The End. Não é muito perigoso, e talvez por isso é que ele não solte nada ao morrer.
Armas Recomendadas: Qualquer uma.

Bruxa (após 1.4.2):
Encontrada em pequenas casas que aparecem em pântanos. Ela se parece com um aldeão e vai te arremessar poções. Irá dropar ingredientes para poção.
Arma Recomendada: Arco-e-flecha.

Terminados os inimigos, eu queria continuar as dicas para aproveitar o espaço extra do post, então agora vou falar de pontos de spawn de inimigos e sobre os animais do jogo.

Ponto de Spawn dos Inimigos:
Você já deve saber que "ponto de respawn" é onde a gente renasce após a morte. Pois inimigos também possuem pontos de respawn! Para achar um spawn point de inimigos, você deve ter sorte. Escave minas profundas e largas. Se você vir pedra de castelo e/ou pedra de castelo com musgo verde, escave imediatamente lá. Sim, há perigo de monstros recém-nascidos estarem ali, por isso, se você quiser, coloque no modo de dificuldade "peaceful" ("em paz", ou "pacífico"). Lá dentro, você achará uma inconfundível "gaiola" com um monstro pegando fogo dentro. Ao redor, você poderá baús. Neles, monstros guardam itens interessantes e alguns que são impossíveis de craftar - são específicos dos baús dos inimigos.
(OBS: "Aranhas das cavernas" possuem pontos de spawn em minas abandonadas.)

Galinhas:
Alguns confundem-as com patos, mas o som é inconfundível. São o animal mais comum de encontrar, apesar de serem um dos mais úteis. Dão pena (para as flechas, que são "flint" sobre palito sobre pena), carne (para recuperar vida e fome) e, se você tiver paciência de ficar olhando uma galinha a noite toda, elas dão ovos também (que, ao serem arremessados, dão dano e, se você tiver sorte, nasce um pintinho que, em dois ou três dias, vira uma galinha também. Além disso, os ovos podem ser usados para fazer bolo). Se eu fosse você, faria um galinheiro em alguma das minhas casas e encheria de pintinhos para que eles virem galinhas e deem ovos, penas e tudo o mais.

Porcos:
Animais inconfundíveis e que, da primeira vez que você vê um, é impossível não rir. Eles dão carne, que pode ser usada para se alimentar (ah, vá?!?!!). Apesar de não darem muita coisa, eles são úteis se você colocar uma sela neles (até onde eu sei, o único jeito de encontrar uma sela é no ponto de respawn de um inimigo) e montar neles como se fossem cavalos!! ...O único problema é que é o porco que escolhe a direção em que vai andar...! Apesar disso, você vai ficar muito parecido com um esqueleto jockey ("tanque de guerra")! Mas utilidade mesmo, não vejo nenhuma.

Ovelhas:
Grandes nuvens fofinhas de lã! Apesar disso, nem sempre são brancas (existem negras, cinzas, marrons...). Você precisa matá-las para fazê-las soltar a lã. Isto é, se você não tiver uma "tesoura". Ela se faz assim:
OBS: Tesoura também serve para coletar outras coisas, como teia de aranha, cipós de árvores, etc.
A lã serve para fazer quadros, camas e enfeites.

Vacas:
Se você pegar um balde e apertar nas vacas, vai ter um balde de leite para alimentação e para fazer outras coisas. Vacas, ao morrer, também dão couro e carne. O couro das vacas é bem útil para fazer vestimentas rápidas e leves.
Além disso, existem as vacas cogumelo, que são como as comuns, mas são vermelhas e brancas e possuem cogumelos nas costas. Você pode conseguir sopa de cogumelos apertando com um prato (três madeiras em forma de "v") vazio nelas.

Lobos:
Você pode domesticar lobos usando alguns ossos de arqueiro neles. Eles vão te seguir e te ajudar a matar outros animais como porcos, galinhas, ovelhas e vacas. Se você clicar neles, eles vão sentar/levantar, conforme você preferir. Porém, não ataque-os! Eles vão ficar furiosos, agindo como inimigos! Mate-os então com uma arma qualquer, porém, eles não vão soltar nada.

Lulas:
São facilmente identificados. São cubos cheios de tentáculos e que possuem uma boca assustadora na parte de baixo. São relativamente perigos, mas podem ser vencidos facilmente se você estiver sobre um barco (cinco blocos de madeira craftada em formato de baú, mas sem os três blocos de cima). Use qualquer arma; eu prefiro arco-e-flecha. Eles podem soltar sacos de tinta, usados para fazer corante para lã.

Bonecos de Neve:
Sim, eles existem e são vivos!!! Tudo o que você precisa fazer é pegar dois blocos de neve (quatro bolas de neve retiradas com a pá craftadas em forma de quadrado) e uma abóbora ou "jack lanterna" (é só craftar uma abóbora e uma tocha). Fora da mesa de construção, faça uma torre com os dois blocos de neve e, sobre ela, posicione a abóbora e pronto! O boneco sairá andando e, quando ele vir um inimigo, vai atirar bolas de neve e tentar matá-los por você!! Funciona, eu já testei! E, ao morrer, ele solta um punhado de bolas de neve! Quem queria um exército de bonecos de neve matando zumbis pelo dono, já pode ter seu sonho de consumo...! Detalhe: Eles criam neve por onde passam e possuem muito pouco HP.

Jaguatiricas (Gatos):
Em selvas (espécie de floresta com árvores enormes) há jaguatiricas. Elas não são agressivas e fogem de você. Para domesticá-las, fique com um peixe cru na mão e chege sorrateiramente perto de uma. Quando ela se aprossimar de você, use vários peixes crus para domesticá-la. Ela se tornará um gato siamês, listrado ou preto (aleatoriamente) e poderá sentar como um lobo domesticado. A utilidade - espantar Creepers.

Iron Golem e Aldeões:
Aleatoriamente há chances de aparecer uma vila no mapa (tem que ser em lugares retos, o que faz com que surjam mais facilmente em desertos). São casinhas pré-prontas, igrejas, poços, casas com baús (raro - açougue), bibliotecas... E aldeões. Eles são mobs bem toscos graficamente, mas que são bem interessantes. Eles irão gerar crianças (conforme a quantidade de casas livres na vila) e se esconderem em casa em dias de chuva e durante a noite. Eles fazem trocas de itens por esmeraldas conforme a sua profissão (vista pela cor da roupa). Zumbis irão atacá-los e transformá-los em outros zumbis, o que faz com que eles criem uma defesa... Os Iron Golens!!
São monstros de metal feitos de um + de quatro blocos de ferro com a parte de cima trocada por uma abóbora (no mapa). Quanto mais aldeões, mais Iron Golens! Eles matam quase todos os mobs agressivos (excessões: você [se atacar ele], Slimes, Creepers [!], Ghasts e Cubos de Magma). Dropam barras de ferro e (possivelmente) rosas. Possuem MUITO HP e MUITO ataque.

Morcego (após 1.4.2):
Animais voadores que se encontram à noite / no subterrâneo. São difíceis de matar e não dropam nada.

Bebês:
Os animais podem dar bebês que crescerão com o tempo. Para criar mini-porcos, vacas, galinhas e ovelhas, use trigo em dois "virgens". Para um filhote de lobo, domestique dois animais e dê-lhes qualquer tipo de carne. Se forem "virgens", darão um filhote já domesticado. Com gatos é a mesma coisa, só substitua a carne por mais peixe cru.

Inteligência Artificial:
A inteligência dos mobs é bem interessante, eles desviam de poços de lava e de buracos com mais de 2 blocos de altura. Além disso, esqueletos e zumbis tentam se esconder da luz do sol indo para debaixo de árvores e para a água.

Então, é isso, pessoal! Até o próximo "Dicas de MineCraft"!
OBS: Atualizado a partir da versão 1.2.

7 comentários:

  1. Valeu!!!!Eu queria saber de uma coisa.....da para criar um Iron Golem com blocos de ferro e uma abobora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim basta apenas craftar 4 blocos de ferro e depois com eles fazer um T e em cima coloque uma cabeça de abobora e pronto

      Excluir
  2. Pessoa Eu axei uma vila normal neh ai fiz minha casa mais os aldeoes morreram todos.Tem como repovoar esta vila ou vou ter q trocar de vila ?

    ResponderExcluir
  3. nao consegui criar os irons golens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta fazer igual na imagem:
      http://imageshack.us/a/img15/5951/irongolemd.png
      Só que coloque a abóbora por último. ^^

      Excluir
  4. Tem que ser no crafting na mesa de trabalho

    ResponderExcluir
  5. Esse site é muito util para quem é fã de minecraft
    Valeu

    ResponderExcluir