terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dicas de MineCraft #6

Então, como eu disse, aqui está: um guia de ferramentas e plantas do jogo. Have Fun!

Guia de Ferramentas de Uso Físico:
As ferramentas de uso físico, como eu chamo, são as ferramentas que usamos no jogo em si; que modificam o cenário; que possuem utilidade no mundo físico em construção e destruição.
Vamos à lista de crafts em imagem:
OBS: Eu usei ferro moldado no exemplo, mas dá pra substituí-lo por madeira craftada, pedra de castelo, ouro moldado ou diamante.

Picareta:
Um dos primeiros e mais importantes crafts do jogo. Use o botão de ataque para quebrar blocos de pedra de castelo, tijolo, pedra lisa, minerais...
Ela é a primeira da lista acima de crafts (imagem).
Suas qualidades são (de pior para melhor): Madeira Craftada, Pedra de Castelo, Ouro Moldado, Ferro Moldado, Diamante.
Para minerar use:
Pedra de castelo, tijolo, pedra lisa...: Qualquer uma.
Carvão: Qualquer uma.
Lápis-Lazúli: Pedra ou melhor.
Ferro: Pedra ou melhor.
Ouro, Pó Vermelho, Diamantes: Ferro ou melhor.
Obsdiana (pedra roxa~preta, produto da união de lava e água): Diamante.
O segundo botão (o botão de uso, botão direito do mouse) não é útil para nada quando se está com a picareta.

Enxada:
Outra ferramenta de incríveis utilidades. O botão de ataque ataca (não recomendado matar animais com essa ferramenta, assim como não se recomenda o uso de picaretas, machados e tesouras para matar mob algum) e o de uso arruma a terra para a plantação.
A sua lista de qualidades é a mesma da picareta, porém, nesse caso, a única mudança é a resistência da ferramenta.

Machado:
Um luxo que eu não concedo à mim mesmo. Use-o para cortar árvores/madeira com o botão de ataque, mas não use-o para nada mais. O botão de uso não faz nada em posse dessa ferramenta. Sua lista de qualidades é a mesma da picareta, mas como na enxada, a única alteração é a resistência.

Espada:
Eu prefiro o arco-e-flecha, mas a espada também é útil, podendo, em alguns casos, ser até mais eficiente.
O botão de ataque ataca e o botão de uso faz a defesa.
A lista de qualidades é a mesma da picareta, sendo que o dano e a resistência da ferramenta aumentam.

Pá:
Ela não está na lista de craft acima pois é muito simples fazê-la: dois palitos com um material encima. A lista de qualidades é a mesma da picareta, sendo que a única melhora é a resistência. Use a pá para cavar terra, areia e pó de pedra (cascalho) mais rápido e para recolher neve. Você receberá bolas de neve se cavar a neve com a pá. Quatro bolas de neve em forma de bloco craftadas formam um bloco de neve.

Isqueiro:
Já falei sobre ele antes, por isso seu craft não está aqui.
Botão de ataque ataca (não recomendado) e botão de uso coloca fogo! Depois de um tempo, o fogo apaga, a não ser que haja uma boa fonte de combustível (madeira, árvores, terra do Nether...) próxima.
Não possui lista de qualidades.

Tesoura:
Também já ensinei a craftá-la antes.
Botão de ataque corta o que for necessário - folhagem de árvores, cipós, teias de aranha - com velocidade e recolhe o material. O botão de uso recolhe lã de ovelha sem matar o animal.
Não possui lista de qualidades.

Arco-e-Flecha:
Já falei sobre ele, mas vamos lá.
Ele é uma arma; não possui outra utilidade senão o assassinato. Como craftar ele e suas flechas:
Coloque as flechas e o arco em seu inventário. Pegue o arco e segure o botão de uso pressionado para puxar a linha. Então, solte para arremessar a flecha. Ele não possui lista de qualidades e as flechas também não. O botão de ataque ataca usando o arco sem gastar flechas, mas eu não recomendo.
OBS: Caso a distância seja meio grande, mire um pouco acima do alvo. A gravidade se encarregará de acertar o bicho!

Vara de Pescar:
Como craftar:
Simples assim. Use o botão de ataque para atacar, mas não recomendo. Use o botão de uso para arremessar a linha. Se acertar o chão, nada acontecerá; aperte novamente o botão de uso para puxar o anzol. Se você acertar um mob (qualquer entidade viva do jogo), lhe dará dano. Se você for muito longe de onde a linha está cravada, ela voltará automaticamente. Porém, a utilidade correta da vara de pescar é a pesca (aaah, váááááááá???!!?!??!).
Arremesse a linha na água e, quando o anzol afundar, puxe a linha para pegar um peixe. Claro, é preciso prática e saber a hora certa; mas é fácil pescar.
Não possui lista de qualidades.

Balde:
Outro item muito útil. Crafte três barras de ferro moldado em forma de "v" para obter um. Não possui lista de qualidades nem barra de resistência.
O botão de ataque ataca (mas não sei porquê alguém o usaria para isso) e o botão de uso recolhe água/lava/leite e depois aperte o botão de uso novamente para posicionar o líquido (água, lava)/beber o leite. Para pegar o leite, use o botão de uso numa vaca.

OBS: O uso de ferramentas em blocos inadequados irá diminuir a barra de resistência da ferramenta mais rapidamente.

Guia de Ferramentas de Uso de Navegação:
Ferramentas de navageção não afetam o mundo físico; sendo úteis apenas para localizar-se no planeta; tempo e espaço. Aqui vão os principais:

Bússola:
Um item que aponta para o seu ponto de respawn. Para fazê-la, coloque quatro barras de ferro em forma de losango com um pó vermelho no meio. É só você seguir a direção exata que ela aponta para chegar lá.

Relógio:
Não para se situar no espaço, mas sim no tempo. Faça uma bússola, mas no lugar de barras de ferro, coloque barras de ouro. É quase tão importante quanto a bússola.

Mapa:
Oito folhas de papel (três canas em linha horizontal) em forma de caixa com uma bússola no meio. É tão útil quanto a bússola comum. No caso de você ter mais de uma casa, é só apelar para o mapa. Mas você precisa prestar atenção e memorizar o que é o que no mapa, pois sua casa vai ser um minúsculo ponto no enorme mapa (talvez eu esteja exagerando, mas é mais ou menos isso). Enquanto você anda, o mapa vai anotando tudo, desde que você esteja com ele na mão. Porém, com o mapa na mão, você perde boa parte da visibilidade.

Tocha:
Quer você queira ou não, poucos métodos são tão eficientes junto de placas. Sabe por quê? É que as tochas formam um caminho luminoso. Apesar disso, não é a opção mais economica nem a mais eficiente durante o dia.
Como fazer: Palito (duas madeiras refinadas, uma sobre a outra) com um carvão sobre ele.

Placas:
Como eu disse lá no começo, é difícil se perder se você soltar placas pelo caminho. Pode pôr muitas anotações nelas, de forma que, com tochas, ficam um dos meios mais eficientes de localização no espaço.
Como fazer: Palito com seis blocos de madeira refinada sobre si.

Blocos Diferentes:
Um bloco que não se acha nessa região pode indicar que você já esteve ali (troque um bloco de areia de um deserto por um bloco de terra e faça crescer uma árvore ali - uma árvore num deserto). Eficiente junto de placas.

Torres:
Visíveis de longe, não são a opção mais econômica, mas se forem bem altas e de um tipo específico de bloco, poderão ser muito úteis no quesito localização espacial.

O Sol e a Lua:
Não é uma ferramenta; é mais uma... Técnica. Apesar de te situar no tempo e no espaço, não é a melhor escolha, já que existem grandes chances de falhar, se você não tiver prática no assunto. Mas como funciona?? É bem simples. Observe, na sua casa, de que lado o sol nasce. Então, milhões de quilômetros longe dali, observe em que lado o sol nasce. Se for no mesmo lado em que o sol nasce visto da sua casa, o jeito é ir em frente. Porém, falha constantemente, já que não dá uma localização exata, apenas uma direção incerta.
E, por fim, como se localizar no tempo usando o sol e a lua. Observe a posição do astro mais próximo. Veja em que direção ele vai e o quão próximo está da linha do horizonte. Simples assim. Ou seja, o sol está indo para baixo, digamos, e está quase na metade entre o topo do céu e a linha do horizonte. Ótimo: daqui à uns dois minutos e meio da vida real irá anoitecer no jogo, ou pelo menos começar a anoitecer. Mas há algumas manhas interessantes: se o sol estiver no mais perfeito topo do céu, é meio-dia no jogo. Se for a lua, é meia-noite.

Técnicas de Plantação:
A plantação é algo quase inevitável no jogo. Então, aqui vai uma lista de como plantar cada coisa. 

Trigo:
Quebre o mato alto que haverá chances de ele dropar (soltar) uma semente verde. Isso é o trigo!
Para plantá-lo, você terá que arrumar a terra (tem que ser terra) com a enxada. Porém, há um detalhe importante - importantíssimo. O trigo deve estar encostado de um buraco com água! Caso contrário, a terra engolirá os restos mortais dele (dramático, mas é verdade). Tirei uma print pra vocês verem a minha plantação de trigo:
Isso é extremamente fácil fazer. Com um balde, sementes, enxada e terra disponíveis, é rápido, fácil e eficiente fazer isso.
Mas cuidado! Plantação alguma, pule sobre a semente recém plantada, pois ela se enterrará e você terá prejuízo, pois terá que rearrumar a terra e replantar a semente. Então, não pise nas plantações se não tiver certeza do que está fazendo!!
O trigo estará pronto para colheita quando estiver alto, amarelado e com esferas marrons nas pontas. Quebre-o com a mão ou qualquer outra coisa e pegue - ele vai dropar (soltar) algumas sementes de trigo e um maço de trigo! Com três desses, você poderá fazer pão.

Abóbora e Melancia:
Plante-os da mesma forma que plantou o trigo (próximo à água), mas aqui, você terá que deixar um bloco de terra ao lado de cada semente plantada, pois essas sementes não serão quebradas; as sementes vão render frutos até o fim da vida. Quando estiverem altas e amareladas, a cada tempos elas vão soltar uma abóbora/melancia no bloco ao seu lado. Se houver outra semente/água, elas não vão soltar frutos (daí a importância de deixar um bloco de terra livre ao lado de cada semente).
Como sempre, não pise nas plantações.
Para fazer a colheita, simplesmente quebre o fruto (melancia ou abóbora) e não a planta em si. A abóbora renderá uma abóbora e a melancia renderá várias fatias de si mesma.
As sementes de abóbora são brancas; consiga-as craftando uma abóbora comum (encontrada na natureza).
As sementes de melancia são pretas e, para obtê-las, crafte uma fatia comum de melancia.
OBS: Ambas as sementes são acahadas nos baús próximos dos pontos de respawn inimigos.
OBS²: Crafte 9 fatias de melancia em sua mesa para ter uma melancia inteira - um bloco de melancia.

Cacto e Cana-de-Açúcar:
O cacto dá danos, podendo ser usado como armadilha. Ele também pode ser assado, dando corante verde-escuro. Já a cana-de-açúcar pode ser transformada - como o nome diz - em açúcar se craftada sozinha. E, se você craftar três canas na horizontal, obterá papel.
O cacto planta-se com tal simplicidade que não vou falar demais sobre ele. Tudo o que você tem a fazer é pegar um bloco de cacto e colocá-lo sobre a areia. Pronto!
Já a cana possui um processo parecido, mas mais complicado. Ela precisa ser simplesmente colocada em uma terra não arrumada ou em areia, desde que haja um bloco de água encostado no bloco onde a cana está plantada. Simples assim.
OBS: Mesmo para o cacto, acho que seria bom plantá-lo próximo da água.
OBS²: É impossível pôr dois cactos um encostado no outro.

Árvores:
O mais simples de todos: simplesmente posicione-a na terra num lugar em que haja luz do sol, sem arrumar a terra e nem nada, e saia. Dali a uns dias, ela nascerá. Mas há um segredo: faça um buraco no chão de dois blocos de altura e plante uma árvore lá dentro. Pronto! Ela demorará bem mais para nascer, mas será bem maior.

Cogumelos:
Cogumelos podem ser plantados em terra, madeira, pedra lisa... desde que haja escuro e umidade. Mas, plantar os cogumelos assim não dá lucro algum! O que fazer então?
Bem, plante o seu cogumelo na terra. Não é necessário que haja escuro, dali a um tempo ele morre, mas é tempo suficiente. Voltando, plante-o sobre um bloco de terra com um bom espaço ao redor e para cima, se afaste o máximo possível (mas o cogumelo deve continuar ao seu alcance) e, por fim, adube ele com pó de osso. Pronto! Haverá um cogumelo gigantesco bem à sua frente.
OBS: Quebre as "folhagens" deles para obter mais cogumelos.
OBS²: Cogumelos vermelhos são perigosos; há chances de você se prender dentro dele se não se afastar o suficiente.

Adubo:
Mate um esqueleto arqueiro e pegue seus ossos. Crafte-os e obterá pó de osso (adubo). Se você usar o pó de osso em qualquer plantação ela crescerá até o máximo automaticamente - seja a plantação que for. E, se você colocar pó de osso na grama comum do chão, nascerão flores e mato alto.
OBS: Não funciona com cacto, cana-de-açúcar e plantas já crescidas, como trigo pronto.
OBS²: Ele não força as plantas de melancia/abóbora a darem seus frutos.

E assim termina a parte 6 das dicas de MineCraft.
Uma prévia das próximas partes:
Dicas de MineCraft #7: Sistemas Elétricos³ e Veículos
Dicas de MineCraft #8: Feitiçaria e poções
Dicas de MineCraft #9: The Nether
Dicas de MineCraft #10: The End... er Dragon

Valeu pessoal! ^^

Um comentário: